top of page

Ingaí é o município mineiro selecionado para receber projeto-piloto do Semear Digital

  • Foto do escritor: Mateus da Mata Melo
    Mateus da Mata Melo
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
Foto de Gilson Nogueira / Fonte: Conheça Minas
Foto de Gilson Nogueira / Fonte: Conheça Minas

Na última quarta-feira (16), representantes do Agritech UFLA estiveram em Ingaí (MG) para apresentar o projeto Semear Digital à gestão municipal e formalizar uma parceria estratégica para sua implementação no município. O Semear Digital integra o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, coordenado pela Embrapa, em parceria com a UFLA, CPQD, Esalq/USP, Inatel, IAC e IEA, com financiamento da FAPESP (processo nº 2022/09319-9). Ingaí é um dos 10 municípios selecionados em todo o Brasil — e o único de Minas Gerais — a participar desta etapa piloto do projeto.


Ingaí é uma das 10 cidades contempladas em todo o Brasil — e a única em Minas Gerais — a integrar essa iniciativa nacional, que busca promover a inclusão tecnológica no campo, aliando conectividade rural à adoção de ferramentas digitais inovadoras. O foco do projeto está em beneficiar, especialmente, pequenos e médios produtores, com destaque para a cadeia do leite.


Durante a visita, os representantes do Agritech UFLA — Paulo Henrique Leme, Caroline Paiva, Mateus Melo e Fernanda Maciel — se reuniram com o prefeito Giulliano Ribeiro Pinto, lideranças locais e o representante da EMATER-MG, Marco Aurélio. Na pauta, foram apresentados os pilares do projeto e discutidos os próximos passos para sua execução, incluindo as ações de campo e estratégias para a criação de um Distrito Agrotecnológico (DAT) na região. A proposta visa fortalecer a infraestrutura digital e ampliar o suporte técnico às propriedades agrícolas locais.


Localização de Ingaí / Fonte: Wikipédia
Localização de Ingaí / Fonte: Wikipédia

Com a formalização da parceria, a Prefeitura de Ingaí passa a ser parceira institucional do Semear Digital, contribuindo para a viabilização das ações previstas e para a integração entre ciência, tecnologia e gestão pública.


A reunião marcou o início de uma fase promissora para o desenvolvimento rural no município, reforçando o compromisso do Agritech UFLA com a transformação digital no campo e com a geração de impacto social e econômico sustentável no agronegócio brasileiro.

Comentários


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

Departamento de Administração e Economia

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras

Trevo Rotatório Professor Edmir Sá Santos, s/n • Caixa Postal 3037 • CEP 37203-202 • Lavras/MG 
© 2023 por AGRITECH UFLA

  • Research Gate - Site_edited_edited_edited
  • AGRITECH UFLA
  • Branca Ícone Instagram
  • LinkedIn Clean
bottom of page