As tecnologias digitais podem ser grandes aliadas do produtor rural. Com o desafio de produzir mais e de forma sustentável, o setor agrícola brasileiro já reconhece os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a rotina do campo e na gestão dos negócios. Destaque para a adoção destas tecnologias por 84% dos produtores agrícolas, sendo a internet o meio digital utilizado por 70% como ferramenta de apoio à atividade produtiva, principalmente na obtenção de informações voltadas para o planejamento das atividades do cotidiano (Bolfe et al, 2020).
Contudo, ainda há muito o que avançar. Principalmente em relação à infraestrutura de conectividade e à qualificação das pessoas, que precisarão lidar no dia a dia com ferramentas cada vez mais sofisticadas. Outro ponto essencial para o desenvolvimento da agricultura digital está ligado à capacidade de capturar e transformar os dados em conhecimento. A utilização de técnicas de inteligência artificial e analytics, permite a geração de soluções aplicadas ao contexto da fazenda, impulsionando o processo decisório e possibilitando a melhoria no gerenciamento das operações (Massruhá et al, 2020). Temos um longo caminho de desafios e oportunidades a trilhar.
REFERÊNCIAS
BOLFE, E. L. et al. Agricultura digital no Brasil: tendências, desafios e oportunidades: resultados de pesquisa online. Campinas: Embrapa, v. 44, 2020.
MASSRUHÁ, Silvia Maria Fonseca Silveira et al. Agricultura digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas. Embrapa Agricultura Digital-Livro científico (ALICE), 2020.
Comentários