top of page
Foto do escritorThacyo Morais

A importância das IGs para os pequenos produtores da cadeia de cacau no Brasil.

Plantação de cacau no estado do Pará. Foto por: Wenderson Araújo/Sistema CNA/SENAR

O mercado do cacau no Brasil teve seu auge na década de 60, entretanto, durante as décadas de 1980 e 1990 houve um forte declínio da produção de cacau no Brasil, com o surgimento da chamada vassoura-de-bruxa. Silva,(2007), em virtude disto, falta de investimento tecnológico dentre outros fatores, o Brasil hoje ocupa a sétima posição no ranking de produtores de cacau, Fiesp(2020).

Alguns estados tem investido no chocolate tree to bar (da arvore a barra) esse é o caso do cacau Cabruca, localizado no Sul da Bahia, após a obtenção da IG em 2018, o cacau e os produtores dessa região ganharam maior visibilidade, agregaram valor e qualidade na forma do cultivo, colheita das amêndoas e consequentemente aos clientes empresariais e consumidores do cacau e de seus derivados.

Diante disso o selo de IG pode ser um grande aliado aos produtores de cacau e seus derivados no Brasil.


REFERÊNCIAS

SILVA, Stefania de Souza. O Cacau do Amazonas: um estudo sobre sua história, políticas, produção e comercialização em Coari, Manaus e Urucurituba. 2007.


FIESP. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Disponível em: <https://www.fiesp.com.br/noticias/agronegocio-do-cacau-gera-r-18-bilhoes-emvalor-bruto-da-producao-e-300-mil-empregos-aponta-estudo-da-fiesp/>. Em: 27 ago. 2020


0 visualização0 comentário

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page